Escola Livre de Direito, Arte e Filosofia (UERJ)
Inscrições para os clubes de leitura: justicacomoarte@gmail.com
Ou acesse diretamente o nosso formulário de inscrição
Clube de Leitura Justiça como Arte, reunião às quartas-feiras, na Sala Mário Tavares do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Início no dia 30 de agosto, atividades gratuitas.
Clube de Leitura 1 – Narrativas da Existência – A palavra (en)cantada dos rapsodos e xamãs (das 16h às 17h30)
Clube de Leitura 2 – Clube de Leitura Virginia Woolf (das 17h30 às 19h)
O Clube de Leitura Justiça como Arte é organizado por estudantes da Faculdade de Direito da UERJ interessados em Direito e Literatura, fazendo parte do Projeto de Extensão Escola Livre de Direito, Arte e Filosofia (2023 -), em parceria com o Teatro Municipal do Rio de Janeiro para a utilização da Sala Mário Tavares como um espaço de troca acadêmico-cultural. A partir do dia 30 de agosto, o grupo irá se reunir na referida sala para iniciar um processo de formação prático-teórica que busca integrar leituras e debates sobre textos específicos e atividades especializadas conduzidas por convidados/as do clube.
O Clube de Leitura I (das 16h às 17h30), ou Clube de Leitura Narrativas da Existência, traz como tema “A palavra (en)cantada dos rapsodos e xamãs” e irá buscar um contraste/aproximação entre as narrativas dos rapsodos na Grécia Clássica e as palavras cantadas dos xamãs, especialmente do xamã yanomami Davi Kopenawa. Além da leitura e do debate sobre os textos, sempre com caráter introdutório e de autoformação, os estudantes irão convidar professores, artistas e advogados/as indígenas para palestras, apresentação de temas e atividades especiais.
O Clube de Leitura II, ou Clube de Leitura Virginia Woolf (das 17h30 às 19h), é um espaço criado por estudantes da graduação e da pós-graduação da UERJ para estudo e debate de obras literárias escritas por mulheres. O nosso principal objetivo é explorar a perspectiva feminina, na ficção, sobre temas de forte relevância no debate social. Nesse primeiro semestre, teremos como principais eixos temáticos debates sobre gênero e guerra, sempre tangenciando subtemas como pertencimento, identidade, solidão e melancolia. Os encontros serão realizados quinzenalmente no Theatro Municipal, e serão abertos a todos.
Inscrições para os clubes de leitura: justicacomoarte@gmail.com
Ou acesse diretamente o nosso formulário de inscrição
O Projeto de Extensão Escola Livre de Direito, Arte e Filosofia é coordenado por Alexandre F. Mendes (Professor Associado da Faculdade de Direito da UERJ).
Discentes / Idealizadores(as) / Organizadores(as): Guilherme Klausner (Doutorando – PPGD/UERJ), Roberta Mendonça (Doutoranda – PPGD/UERJ), Walber Gevu (Doutorando – PPGD/UERJ), Mariana Cintra (Mestranda – PPGD/UERJ, Telma Nascimento (Graduanda – Direito UERJ), Nathália Barbosa (Graduanda – Direito UERJ).
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala Mário Tavares. Entrada pela Rua Almirante Barroso, n. 14/16, Centro, Rio de Janeiro – RJ.